Sobre limites e beija-flores

Sempre me encanto quando vejo um beija-flor e foi com alguma surpresa que descobri que eles são animais bastante territorialistas. Uau! Aquele animalzinho todo bonitinho e gracioso sabe demarcar seu espaço e eu sempre com medo de dizer “não” e desagradar alguém?!

Mas até que faz sentido…pensa bem… você já viu um bando de beija-flores? Eu nunca! É sempre “cada um no seu quadrado”. Enquanto os pardais fazem a maior algazarra e até derrubam os outros do telhado disputando um lugar ao sol, o beija-flor está sempre lá, majestoso, dono do seu espaço.

Já caí de muito telhado nessas “brigas de pardal”, mas tenho aprendido a ser mais beija-flor. Quem me ensina? A raiva! Ela mesma… aquela que por tantas vezes bateu à minha porta e eu ignorei, achando que não era boa companhia.

Hoje somos amigas. Quando ela vem, já sirvo logo um cafezinho. Ela sempre traz outros companheiros, como o amor próprio e a autoestima. Outro dia, eles me deram um presente incrível: um alto-falante que ecoa em alto e bom som todos os “nãos” que eu falava para mim mesma, quando dizia “sim” ao mundo contra a minha vontade.

Dizer “não” é estabelecer limites. O limite é como uma cerca que precisamos colocar em algum lugar. Quando a colocamos na hora e no lugar certos, atentos às necessidades do outro e às nossas próprias, demarcamos nosso espaço com a graciosidade do beija-flor.

Mas o limite é uma cerca viva. E quando não a colocamos onde é necessária, ela cresce, se tornando arame farpado. Dentro de nós ou ao redor. E aí é igual briga de pardal, todo mundo sai machucado!

One thought on “Sobre limites e beija-flores

  1. Paula, belíssimo texto. Ainda estou flertando com a raiva, querendo me tornar amiga dela e usufruir mais dos benefícios agregados, você trouxe isto com clareza.
    parabéns!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s