Sobre incoerências

Um não frequenta bares, mas voltou a ir para a academia. Outro acha um absurdo ir à academia, mas está frequentando a igreja. Ou o shopping. Ou viajando de avião. Tem quem não faça nada disso, mas se reúne com amigos que fazem… De tantas coisas que essa pandemia tem nos mostrado, uma delas é que não somos coerentes.

Não estou falando dos negacionistas, que nunca usaram máscara ou levaram a sério o vírus. Estou falando de pessoas conscientes, que tomam todos os cuidados a seu alcance e que, ainda assim, acabam escorregando ou abrindo mão do isolamento em um ponto ou outro pelo simples fato de que não são máquinas, são humanos!

Já são mais de seis meses que nossa vida virou de cabeça para baixo. No começo, parecia possível se colocar em uma bolha 100% livre de corona, “desde que a gente fizesse tudo certo”. Bastava se isolar do mundo, usar roupa de astronauta e tomar banho de álcool 70 a cada hora que estava tudo sob controle…

Até chegar o dia em que ninguém mais aguenta viver assim e mesmo as pessoas mais conscientes fazem coisas que fogem do protocolo. E a vida agora é um misto de se sentir culpado e julgar os outros que fazem coisas que você não faria (mesmo que você faça outras com nível de risco semelhante). Quem diria que carregar as ilusões da coerência e do controle poderia pesar tanto!

Mas dá para aliviar essa carga com empatia e acolhimento. Quando reconhecemos as nossas próprias incoerências, fica mais fácil não julgar as dos outros. Acredite, você não é a única pessoa que está fazendo o melhor que pode!

4 thoughts on “Sobre incoerências

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s