Terapia nas alturas

IMG_5877“Vai ser intenso para quem souber aproveitar”, foi o recado que recebemos antes da oficina de perna de pau. “Isso vale para a vida”, pensei… e valeu mesmo! Não só o recado, mas a oficina toda! Muito mais que algumas técnicas novas, nesse fim de semana eu descobri que, quando parece impossível aprender algo, é simplesmente porque ainda não tentei. Se ainda é muito difícil, é porque não treinei o bastante.

E para topar o desafio é preciso, antes de tudo, acreditar que é possível. Sim, nossas crenças têm um papel importantíssimo na determinação dos resultados que podemos alcançar e não tem mágica nisso: se acredito que posso fazer algo, coloco minha energia naquilo até conseguir… e tenho razão, POSSO! Faço! Se não acredito que posso, nem me dou ao trabalho de tentar e também tenho razão: não posso.

Tentar, tá aí outro segredo. E o único jeito de tentar é deixando de lado o medo de errar. Para isso, é preciso criar um ambiente onde errar seja seguro. Onde você sabe que tem alguém ali do lado para te segurar, caso você tropece. Depois de algumas tentativas, a pessoa nem precisa mais segurar a sua mão, apenas “existir” ao seu lado já faz toda a diferença. E, ao se dar conta disso, você percebe que essa segurança externa é necessária, em grande medida, só para suprir sua falta de autoconfiança. Afinal, você já está fazendo tudo sozinha e achando que depende do outro para conseguir!

É claro que, na perna de pau, como na vida, para cair, basta se levantar. Mas tudo bem… porque até para isso tem treino: “Não se joga, se coloca no chão!”. E, como você não é caixote, se vira e levanta de novo. E segue o ciclo: acredita que é possível, tenta, erra, continua tentando, segura na mão de alguém – mas só por tempo o suficiente para perceber que você consegue sozinha.

Suas definições de “possível” acabam de ser atualizadas. 

Vai ser intenso para quem souber aproveitar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s