Há alguns meses na aula de árabe aprendendo o verbo “nascer” me assustei ao pensar “eu nasço”. Isso existe em português? Na hora, peguei o celular e digitei no google “nasço no presente”. Nos poucos segundos em que o google fazia a pesquisa, me distraí fazendo outra coisa e esqueci disso.
Hoje, fechando as mil abas abertas no celular achei essa lá: “nasço no presente”. Resolvi parar e ver os resultados da pesquisa, certa de que seria: “conjugação inexistente”. Para minha surpresa, existia, sim. Entre os resultados, mil sites com conjugação verbal, uma música do Fresno e um poema de Vinícius de Moraes… ficou claro que não é lá uma palavra muito usada na Língua Portuguesa.
Tomada por esse clima de ano novo, que faz a gente parar e querer fazer balanço da vida, listar o que aprendeu, atribuir significado ao que viveu e tal, fiquei com isso na cabeça… Por que “eu nasço” soa tão estranho?
Nascer não é uma das coisas mais belas da vida? Nascer não é o melhor exemplo EVER do que é “sair da zona de conforto”? Imagina você lá todo feliz nadando em líquido amniótico, achando que isso é tudo e de repente: BUM! a vida começa de verdade. E se nascer é tudo isso por que é que a gente sempre conjuga no passado ou em terceira pessoa? Será que é porque tá faltando a gente prestar mais atenção a cada versão de nós que nasce a cada momento?
Eu nasço aluna a cada vez que me disponho a aprender algo novo.
Nasço estrangeira cada vez que vou a outro país.
Nasço amiga a cada novo amigo que faço.
Nasço artista quando danço.
Nasço amante quando me entrego.
Nasço carrasca quando ignoro o sentimento do outro.
Nasço inteira quando me conheço.
Nasço mais forte quando venço obstáculos.
Nasço mais sábia quando não ajo por instinto.
Nasço mais espontânea quando ligo o foda-se pra sabedoria.
E nasço tudo isso sem nem me dar conta que nasço.
Um objetivo para este ano novo? Nascer no presente a cada dia.
E nasce uma maravilhosa escritora tambem!!!
Parabéns pelo belo texto!!!
GostarLiked by 1 person
Muito obrigada, Maria Alice!!! 🙂
GostarGostar
Adorei sua reflexão! Sim, eu nasço e renasço todos os dias. Gratidão!
GostarLiked by 1 person
Obrigada, Bruna! Sigamos nascendo sempre ❤
GostarGostar