Sobre ignorância e intolerância

Em tempos de crescente islamofobia, começou a circular um vídeo muito interessante. Trata-se de um experimento que mostra como, do alto de nossa ignorância, fica fácil demonizar o “outro” que nos é desconhecido e relevar falhas em nossa própria cultura/religião/forma de ver o mundo.

No vídeo as pessoas são paradas na rua para ouvirem frases chocantes que supostamente são do Corão (o livro sagrado dos muçulmanos) e ficam assustadas com o que ouvem. SÓ QUE, na verdade, as frases são todas da Bíblia… alguns exemplos (e eu, que não tenho muita familiaridade com a Bíblia, peguei pra conferir antes de sair compartilhando isso):
“Não permito que as mulheres ensinem ou tenham autoridade sobre os homens; elas devem ficar em silêncio”. (Timóteo, 2:12)
“Se um homem tiver relações com outro homem, os dois deverão ser mortos por causa desse ato nojento; eles serão responsáveis pela sua própria morte”. (Levítico 20:13).

Sem querer defender ou acusar nenhuma religião, acho que esse experimento retrata um problema muito mais grave que vivemos hoje, nos diversos “debates” que vemos no dia-a-dia: as pessoas se agarram com cada vez mais violência a seus argumentos, sem nem tentar entender o que está por trás das ideias, posições e atitudes dos outros. E digo “debate” entre aspas, porque, cada vez mais, o que se vê são apenas opostos se atacando e se radicalizando.

O resultado é um mundo cada vez mais maniqueísta e intolerante, onde acabamos por desumanizar todos que pensam diferente de nós. E a história nos mostra que a desumanização do “outro” é o ingrediente-chave das piores tragédias que já vivemos.

P.S: Isso vale pra islamofobia, mas vale também pros debates sobre machismo, homofobia, impeachment, economia… enfim, sobre tudo!

1 Comment

  1. E’ verdade. Há também os que, no afã de postar suas ideias e radicalismos nem ao menos lêem as respostas ou o que os outros estão pensando a respeito do assunto em questão.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s