Sobre parentes, presentes e perdas

Muita gente vê família como uma obrigação. Acha que o almoço de domingo na casa da avó é só um ritual do qual não dá pra escapar, ou que a ceia de natal é o começo chato da noite antes de sair pra se divertir com os amigos… Pra mim é o contrário: sempre considerei que parente é presente. E quando a gente fica longe, parece que a gente valoriza ainda mais. Por isso, fiquei muito feliz em saber que passaria as festas de fim de ano em casa em 2014, depois de 2 anos longe. Acabei ficando por aqui bem mais do que apenas para as festas de fim de ano. Foi tempo o bastante para compartilhar com eles os melhores momentos e os piores.

Entre almoços, aniversários, reencontros, formatura, horas de conversa à toa e muito pão de queijo, as celebrações e alegrias foram muitas. Brigas também não faltaram. É engraçado que, quando estamos com raiva, nos preocupamos muito mais em ser cordial com qualquer um com quem cruzamos na rua, do que com quem é da nossa família. Vai ver é porque sabemos que amor de família é incondicional, e acabamos abusando da capacidade de perdoar que isso implica. A falta de filtros pode acabar resultando em discussões dramáticas e situações que parecem irreconciliáveis. Mas, mais cedo ou mais tarde, parece que em família tudo se ajeita. As palavras mais duras são ditas, mas são logo esquecidas em meio a risadas e abraços.

Infelizmente não, nem tudo se ajeita. Difícil mesmo é quando o abraço não está mais lá e a risada permanece só na lembrança. Aí o amor incondicional ao invés de resolver os problemas, só intensifica a dor. Com o tempo, parece que a ficha cai e a saudade aperta. O único consolo é saber que quem se foi teve direito ao melhor de nós. Se é assim, nos resta trabalhar para que a morte não seja a única certeza da vida. Que, além disso, tenhamos também a certeza de que oferecemos nosso melhor a cada um que é importante para nós – aqueles que escolhemos e aqueles que “vieram de presente”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s