Sobre chuva e oportunidades que aparecem disfarçadas de problemas

Aqui em Angola a maioria das casas não tem água encanada, é preciso comprar água e um caminhão vem entregar. Na minha casa é assim também. Ontem, depois de um dia de muito calor, fui tomar banho e percebi que a água tinha acabado. Normalmente, isso me irritaria muito, mas aí pensei que semana que vem já vou estar em casa no Brasil e consegui relevar a falta de água.

Hoje de manhã saímos para trabalhar e estava chovendo muito. Por um lado, chuva aqui em Luanda é um grande transtorno, já que a maioria das ruas não é asfaltada, tudo vira lama e tem lugares em que não se passa nem com 4×4. É só chover um pouco mais forte que as pessoas não vão trabalhar e, normalmente, isso é uma falta “justificada”. Mas achei legal ver que, além de problema, a chuva também é uma “oportunidade”, principalmente para essas pessoas que não têm água encanada.

Fiquei surpresa de ver quantas pessoas estavam tomando banho na chuva. Não era banho de chuva desses de brincadeira de criança, não. Era banho mesmo, com sabonete e tudo, aproveitando a água que caía da calha, formando uma ducha. Aí, mais uma vez, percebi como sou privilegiada aqui: só ontem eu não tive água no chuveiro (porque apesar de não ter água encanada, tem uma bomba elétrica na minha casa). Mas muita gente só têm “chuveiro” quando chove!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s